
Depois de reflexão conjunta na equipa de obreiros do GBU e auscultando também estudantes do ensino secundário e estudantes universitários, decidimos avançar com esta nova área de ministério dentro do GBU: apoiar os estudantes na fase de ingresso no Ensino Superior.
Como preparação, o obreiro Pedro Marques e a obreira auxiliar Cláudia Valente fizeram uma pesquisa no terreno da oferta existente e assistiram a eventos de apoio ao ingresso no Ensino Superior como a Futurália e o Dia Aberto de uma das maiores Faculdades de Lisboa. Constatámos que a abordagem do GBU é única pela visão integral da educação no Ensino Superior, e pelos valores que norteiam toda a nossa acção.
Outro aspecto que nos alegrou foi a diversidade geográfica de proveniência dos estudantes, pois tivemos estudantes de norte ao sul do país, o que trouxe também o colorido regional do país, sendo muito saudável a interacção entre os estudantes de várias partes do país. Há muitas semelhanças, mas também muitas especificidades, da realidade local de escola.
Alguns recebem bastante informação e formação na área vocacional, outros, pelo contrário, apresentam sérias lacunas de reflexão e acompanhamento nesta área.
- Exames Nacionais: Fases (1ª e 2ª), inscrições
- Fases de candidatura ao Ensino Superior (1ª, 2ª e 3ª) na Faculdade/Permutas
- Explanação nos cálculos para entrada no ensino superior
- Financiamento (bolsas e crédito)
- Estatuto trabalhador-estudante
- Explicação de Bolonha.
- Preenchimento do Boletim de Candidatura ao Ensino Superior (actividade prática)
- Apresentação dos cursos universitários correspondentes aos exames nacionais de cada área de estudo
- Explicitação dos programa curriculares associados aos cursos - Saídas profissionais
- Faculdades existentes no âmbito dos cursos seleccionados
- Disponibilização das médias de curso de anos transactos
Seguiu-se o almoço na cantina do IPJ, o que nos permitiu conviver com os estudantes e interagir com os mesmos, de forma a perceber melhor as suas aspirações e incertezas. E esta é, sem dúvida, uma fase marcada pelas incertezas naturais quando se aproximam fases da vida marcadas pela necessidade de fazer, obrigatoriamente, escolhas.
Da parte da tarde decorreram então os Seminários Vocacionais e Profissionais, onde contámos com a colaboração de 15 profissionais convidados pelo GBU, de áreas académicas e profissionais muito distintas, de formar a abranger um leque variado de opções de cursos e saídas profissionais.

- Saúde – Samuel Ribeiro
- Engenharias – Miguel Rodrigues
- Engenharia Electrónica e de Telecomunicações – Ruben Sousa
- Engenharia Informática – Pedro Ivo
- Psicologia – Anabela Aragão

- Economia – João Pedro Martins
- Gestão / Contabilidade – Filipe Reinaldo
- Design e Marketing – Lidia Fletcher
- Música – John Fletcher
- Arquitectura – Dora Caetano
Painel das áreas Ciências Sociais e Humanas e Curso de Línguas e Literatura:
- Ciências Sociais - Elsa Correia
- Educação / Política Social - Priscila Pighin
- Tradução - Sónia Lino
- Direito – Joaquim Rogério
- Educação – Catarina Queiróz
Foi um dos pontos altos do dia, pois a riqueza da informação prestado pelos convidados, em que a passagem pela Universidade fez parte das suas comunicações (lutas, desafios, dificuldades, alegrias, tristezas, etc), foi de excelente qualidade, sendo um dos pontos abordados a questão do perfil necessário para cada uma das áreas abrangidas pelos painéis.
De forma natural, foi salientado pelos convidados a importância de uma visão integral do desenvolvimento e aquisição de conhecimentos e competências, sob pena de crescermos de forma desequilibrada.
Um dos pontos que também marcou estes painéis foi: que contribuição a minha profissão traz à sociedade? Que serviço ao próximo a minha profissão significa?
Foi também dada informação prática e actualizada sobre saídas profissionais de cada área abrangida, oportunidades e dificuldades do actual mercado de trabalho.

Foi uma Comunicação desafiante!
Encerrámos com os agradecimentos devidos a todos os participantes, desde voluntários do GBU aos convidados dos painéis.
Uma nota especial para a excelente equipa de estudantes universitários do GBU que, desde as 8h00 de sábado, até ao encerramento do evento, colaboraram como voluntários no staff da organização (balcão de recepção, inscrições, preparação das salas e equipamento, livraria, hospitalidade, etc), com uma atitude de serviço aos estudantes do secundário que a todos nos marcou. A todos eles o nosso Muito Obrigado!
Os graduados do GBU, Renato Grazina e Tiago Aragão deram também uma excelente ajuda em dois dos Gabinetes de Orientação na parte da manhã. Obrigado pela vossa disponibilidade em servir!
Uma palavra final de agradecimento à equipa organizadora do SOS Ingresso: Manuel Rainho, Cláudia Valente, Tiago Franco, e Pedro Marques. Contámos ainda com a preciosa colaboração do Tiago Carmona na criação da imagem do evento e do Blog.
O Blog do SOS Ingresso continua online em http://sosingresso.blogspot.com/ onde os estudantes podem continuar a ter acesso a informação de qualidade ali disponibilizada.
Para o ano há mais SOS!
Servir os estudantes, numa Missão Integral, em que o Reino está presente nas acções e palavras.
Sem comentários:
Enviar um comentário