sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

O que é?

Prezados estudantes do ensino secundário,

Cumprimentos académicos do GBU!

O GBU realiza no dia 17 de Abril de 2010 o segundo evento SOS Ingresso – Dia de Apoio ao Ingresso no Ensino Superior. Temos vindo a constatar que os estudantes candidatos evidenciam necessidades muito específicas nesta fase de ingresso e reconhecemos na família GBU de estudantes e graduados a capacidade de os auxiliar.

O público-alvo do evento são os candidatos ao ensino superior, estudantes do 11º. e 12º ano.

O local do evento será na Universidade Lusófona, Campo Grande, em Lisboa.

Os objectivos do SOS Ingresso – Dia de apoio, são os seguintes:

1 – Proporcionar apoio aos candidatos ao Ensino Superior no processo de ingresso, nas vertentes práticas do mesmo, prestando informação de qualidade, e proporcionando oportunidades de esclarecimento de dúvidas;

2 – Divulgação de uma visão integral da vocação, aplicada ao contexto dos estudos superiores e posterior desempenho profissional.


Queremos ajudar-te, como estudante do ensino secundário, a ter contacto com uma selecção da melhor informação disponível sobre o processo de candidatura, ajudar-te no preenchimento dos formulários, dar-te uma panorâmica dos cursos existentes, etc.

Para além da componente informativa, queremos também reflectir contigo sobre os teus objectivos de entrada no Ensino Superior, desde as tuas dúvidas sobre o curso a escolher, tendências do mercado do trabalho (saídas profissionais), e aspectos relacionados com a vida académica.

Queremos também reflectir contigo sobre o sentido de vocação e missão (sim, missão, no sentido de que participamos na construção de um mundo cheio de sentido e vocacionado para o desenvolvimento sustentável em todas as áreas da vida humana), apontando caminhos de serviço ao próximo em todas as áreas do conhecimento académico.

Acreditamos que qualquer curso, ou profissão, vivida e desenvolvida sem um sentido profundo de missão, se torna num exercício meramente utilitarista e, tendencialmente, egocêntrico.

Afinal, qual é a tua missão no mundo?

Que lugar tem o Ensino Superior na descoberta dessa Missão?

Para nos ajudar neste Dia de Apoio, teremos vários painéis de profissionais que abrangerão várias áreas académicas e profissionais, que nos contarão as suas histórias de percurso académico e profissional, estando também disponíveis para um período de perguntas e respostas.

Poderás assim ouvir, no mesmo evento, uma pluralidade de profissionais, relacionados com a tua área do Ensino Secundário, que te poderão ajudar a pensar se tens mesmo o perfil indicado para o curso (ou cursos) que estás a pensar candidatar-te.

Ouremos que ouças quem trabalha no ramo, quem no dia-a-dia sabe as oportunidades de trabalho que existem e as dificuldades presentes no mercado de trabalho actual.

Portanto, como podes ver, este SOS Ingresso está mesmo a ser pensado em ti!

Tens sugestões para nos ajudar na preparação do evento?

Tens perguntas às quais gostarias que fosse dada atenção?

Usa a caixa de comentários para deixar os teus contributos, que teremos todo o gosto em recebê-las.

Temos também uma novidade para 2010: um Seminário para Encarregados de Educação, com a presença de uma Psicóloga e um painel de pais. Temos, portanto, programa para ti e para os teus pais, que devem estar presentes, de forma a poder perceber melhor o mundo do Ensino Superior e os Desafios/Oportunidade/Dificuldades tipicos desta fase da juventude.

Entretanto, acompanha o Blog e a nossa página no Facebook com os vários conteúdos que iremos aqui colocando.

Pela Equipa Organizadora do SOS Ingresso,

Pedro Marques.

1 comentário: