Mais uma entrevista a uma estudante universitária, a Ruth Nobre Silva, que estuda Biologia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Sentiste-te desorientado(a) no processo de ingresso no ensino superior?
Bastante
Sentiste falta de um acompanhamento e apoio para lidar com toda a informação recebida?
Sim
Que dificuldades concretas tiveste ao longo do processo de candidatura?
A escolha do curso é a decisão mais difícil. O acesso a informação é fácil, mas a informação disponível é "vaga". O que realmente é necessário, e apercebi-me que não fui a única a sentir isso, é informação estatística sobre as necessidades do mercado de trabalho e protocolos existentes entre as entidades empregadoras e as universidades. A escolha é muitas vezes feita com base em opiniões gerais não fundamentadas.
Foram, apesar de tudo, muitas as vezes em que ouvimos "a situação do mercado de trabalho é muito instável". Mas gostaríamos de saber mais sobre a situação actual, previsões futuras a nível de investimentos governamentais. A ideia que se tem de alguns cursos é que, findos os mesmos, o desemprego é quase certo. Os estudantes de 12º ano procuram respostas às perguntas: "terei vocação para este curso", "este curso habilitar-me-á a ser um profissional em que área?", "o que é que o mercado de trabalho precisa?", "quais são as previsões de saída profissional do curso". Quanto à candidatura, tive algumas dificuldades a nível da realização de pré-requisitos, porque segundo o que nos tinha sido informado havia uma data para inscrição e uma data para realização dos mesmos. O que não nos tinha sido informado é que estas datas não eram necessárias para as provas A e B por exemplo, o que acarretou alguns problemas uma vez que ninguém nos sabia informar exactamente. Guiamo-nos por antigos alunos de 12º ano que já tinham feito candidaturas em anos anteriores.
Achas importante a realização de um dia de apoio ao ingresso no ensino superior? Se sim, porquê?
Acho que a iniciativa é fundamental, porque penso que é verificável uma lacuna de acompanhamento no espaço de transição entre o 12º ano e o ensino superior, numa das alturas em que determinados esclarecimentos são fundamentais. Isto leva a que muitos alunos se sintam "perdidos" e desorientados.
quinta-feira, 26 de março de 2009
Entrevistas aos universitários 9
Etiquetas:
Entrevistas,
Entrevistas aos universitários,
O nosso conteúdo
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário