Pode-se dizer que o campus universitário é um ecossistema muito próprio. Esta ideia pode ser importante nas vossas escolhas de estabelecimento de ensino. É que se o ecossistema pode não funcionar – explorando um pouco mais a ilustração – “ecologicamente”, ou pode não se vos adequar.
Há vida para além das aulas. Mas sem dúvida que a vossa análise “ecológica” tem de começar pelo que diz respeito à vossa formação mais directamente. As condições de trabalho são boas? Há bom equipamento? Os professores, como interagem com os alunos? A escola aposta em investigação? Existem projectos paralelos às aulas para os alunos que queiram aplicar conhecimentos na prática? Existem bolsas de mérito para os alunos com bons resultados?
Por outro lado, conheçam o que é mais periférico às aulas. Se são pessoal com Joules e Joules de energia para despender, vão querer saber que as universidades proporcionam boas actividades extra-curriculares, como o deporto, a dança, ou núcleos de interesses comuns, como o xadrez, ou jornalismo, e por aí em diante.
Procurem perceber o enquadramento do campus na cidade. Está longe ou perto, isolada ou integrada? Há bons transportes? O que é que os estudantes fazem para se divertir?
É óbvio que ela lista é um exagero, um ideal. É impossível fazer uma escolha com base em tantos critérios, que também podem ser considerados piquinhices. Mas sem dúvida que estes são aspectos que vão ser valorizados enquanto forem estudantes. Boas escolhas.
sexta-feira, 20 de março de 2009
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